Histórico do CRB

Desde o Primeiro Curso Realidade Brasileira - CRB, realizado em 2001, em Juiz de Fora – MG (organizado por Movimentos Sociais Populares em parceria com a UFJF), já aconteceram mais de 50 turmas do CRB em todo Brasil. O curso nasceu da necessidade de se retomar a formação de militantes de forma mais sistemática, se voltar a pensar o Brasil e o Projeto Popular, a viabilidade da construção do Brasil como nação através das potencialidades, criatividades e da formação histórica, social, cultural e econômica do seu povo.

Vivemos uma crise provocada pelo capitalismo. Mais do que nunca precisamos retomar a prática do estudo, o despertar da consciência, pensar o Brasil e a organização popular. Mas não partimos do zero. Muito ao contrário. São muitos os intelectuais brasileiros, hoje amordaçados, renegados e boicotados pelas idéias do pensamento único, restritivo, economicista, opressor.

Neste sentido, queremos ocupar esse espaço na sociedade. Para nos ajudar nessa tarefa, ninguém melhor que os clássicos brasileiros, pensadores (as), intelectuais e militantes que interpretaram o Brasil com originalidade, criticidade e profundidade. Orientados pelos ideais de mudança. Pensadores/militantes, renomados, reconhecidos e estudados muito mais fora do Brasil que por nós brasileiros (as): Florestan Fernandes, Celso Furtado, Caio Prado Jr., Darcy Ribeiro, Paulo Freire, Milton Santos e tantos outros e outras.